Recrutamento e Seleção, uma Grande Mudança

25 março 2021
Sílvia Coelho, Coordenadora de Operações e Recursos Humanos | Revista Human

 

«É preciso encarar estas mudanças como permanentes e que nos adaptemos à nova

realidade.»

 

Devido à pandemia, e com a necessidade de distanciamento social, os recrutadores tiveram de rapidamente se adaptar e desenvolver os processos por via digital. Embora não seja um conceito totalmente novo, houve a necessidade de recorrer à tecnologia de forma mais plena e modificar os processos, para ficarem adequados à nova realidade.

Muitos sectores foram negativamente afetados pela pandemia, e nesses o recrutamento tornou-se pontual; no entanto, há empresas noutros sectores que mantiveram ou até aumentaram a procura de novos colaboradores, de forma a conseguirem dar resposta aos novos desafios que lhes surgiram.

Acreditamos que as mudanças que ocorreram, tanto ao nível dos processos de recrutamento e seleção como ao nível da própria organização do trabalho, perdurem no tempo pós-pandemia. É preciso encarar estas mudanças como permanentes e que nos adaptemos à nova realidade que terá vindo para ficar.

Consideramos que neste ambiente tecnológico há fiabilidade nos processos, e existem outros benefícios, como permitir muitas vezes que esses mesmos processos sejam mais eficientes, flexíveis, criativos e seguros.

Os profissionais, no geral, mostram-se bastante recetivos e interessados em participar em recrutamentos por via digital. Parecem igualmente estar mais ligados nas redes ‘on-line’ de emprego. Há também a preferência em exercer funções em teletrabalho ou regimes mistos, em detrimento das funções apenas presenciais, como acontecia antes da pandemia. A pandemia veio transformar de forma imprevisível e possivelmente permanente a forma de recrutar e desenvolver todos os processos de recrutamento e seleção. Não existirá uma fórmula única, que seja boa para todas as empresas, mas cada uma deverá procurar a que melhor lhe serve e adaptar-se continuamente às mudanças que surgirem.