Momento de Viragem

14 abril 2021
Raquel Jorge, Coordenadora de Desenvolvimento Profissional | Revista Human

 

O contexto de pandemia serviu de alavanca para adaptar e reinventar a formação às circunstâncias e normas para proteção de todos. Foi, e continua a ser, um momento de viragem, de mudança, de uma nova realidade. De adaptar metodologias, formatos, recursos, não descurando o desenvolvimento profissional e pessoal.

Nos meses de março e abril de 2020, verificámos um claro recuo quanto aos projetos formativos programados, fruto do receio e da incógnita face ao futuro próximo. No entanto, as empresas sentiram necessidade de continuar a apostar na formação dos seus colaboradores, sobretudo associada a competências de teletrabalho. Face ao contexto atual, os pedidos para formação a distância são predominantes e acreditamos que a tendência se manterá.

A situação pandémica potenciou o desenvolvimento e a forte adesão na utilização de plataformas LMS (‘learning management system’) para desenvolvimento de formação a distância reforçando a aposta, crescente nos últimos anos, neste formato. A grande diferença foi a passagem para ‘live’, através das plataformas de comunicação, como substituição do presencial. Temos verificado uma boa adesão dos formandos e clientes aos novos formatos. Acreditamos que o papel facilitador do formador, aliado a dinâmicas de formação criativas, bem como o acompanhamento dos técnicos de formação, são a chave para o sucesso e a satisfação dos projetos formativos da atualidade.